Antologia I 

 



Esta foi a primeira oportunidade que recebi da Chiado Books para poder ser coautora das suas obras.
Normalmente fico tolhida com a ansiedade, quero sempre e obstinadamente fazer, seja o que for, bem! Desta vez não foi diferente. Era a primeira vez que a minha editora me pedia um texto para integrar numa das suas obras e também para a editora este foi o primeiro volume sobre este tema" Fragmentos de Saudade ". Foi-me pedido uma prosa ou um poema sobre a minha saudade, como eu sentia a saudade. Tenho tido uma vida rica de aventuras, vivências, vitórias, também perdas. É inevitável perder algo ou alguém enquanto se vive! E escrevi sobre o que na altura me bateu à porta da recordação.

Eu, para o bem e também para o mal, guardo cada memória, cada momento, cada aroma ou visão, umas guardo apenas na mente, outras, também no coração.

Escrevi e foi publicado, esta foi a minha primeira pequena vitória na coautoria.

Obrigada Chiado Books pela oportunidade ♡


A minha saudade 
 

Dizem por aí que ter saudade é mau porque é triste, pois eu acho que ter saudades é porque já amámos alguém ou algo e eu prefiro sentir esse sabor nostálgico mas reconfortante, que apenas estar viva no presente .

Sentir o cheiro ainda vivo de um sítio no sopé da serra de Sintra, numa manhã fria e chuvosa em pleno inverno é ainda tão bom que dói, mas eu gosto da dor que essa saudade me traz, porque torno a viver essa realidade longínqua. 

Tenho muitas saudades dos tempos de infância com os meus avós, do tempo de quando era uma jovem temerária, por vezes tenho saudades de mim mesma porque mudei .

Dizem por aí que saudade endurece o coração, a vida presente sim essa empedernece e de que forma, o meu coração continua gentil e com saudade.

As memórias nem sempre são boas, mas as saudades sim essas são todas boas.

Tenho ainda muitas saudades de todos aqueles seres de quatro patas que tenho tido ao meu lado. Eles têm-me ajudado a superar a vida que nem sempre é tão generosa como gostaríamos que fosse, esses tenho-os a todos bem aconchegados num cantinho do meu coração, esses nunca me magoaram só me deram .

Já tive muitas perdas na vida claro, mas a saudade ajuda-me a suportar a dor dessas perdas .

Saudade é fado, fado é Portugal eu sou orgulhosamente portuguesa, de nascimento e de coração .
Sim, assumidamente triste assumidamente saudosa. 

Madalena Gonçalves